Escola Básica 2/3 Hermenegildo Capelo
Vamos Apadrinhar para Construir e Sonhar
Nesta feliz parceria a APEEAHC tem o compromisso de cativar as famílias a envolverem-se neste projeto e de fazer a ponte entre os padrinhos e os afilhados (representados pela escola).
A escola EB 2/3 Hermenegildo Capelo, com a participação ativa dos docentes, comprometeu-se a assinalar os alunos com carências efetivas protegendo a sua identidade atribuindo-lhes um cognome.
É maioritariamente em ambiente de sala de aula que os ALUNOS são identificados como tendo carências quer ao nível de material escolar quer ao nível de bens de conforto (calçado, vestuário...).
Conceitos
1. Bolsa de Padrinhos
O projeto deverá ser divulgado por forma a incentivar as famílias candidatarem-se a padrinhos. O processo de candidatura deverá ser simplificado: Nome da Família, contacto telefónico e email.
2. Aluno(a) a Apadrinhar
As crianças poderão ser identificadas através dos meios formais e/ou, talvez mais importante, pela observação em sala de aula. Isto é, os professores (nomeadamente o diretor de turma) têm uma perceção muito mais “verdadeira” e real da situação do aluno, pelo que em qualquer momento devem sinalizar um aluno ao observarem falta de material escolar persistente ou “simplesmente” que estão 5 graus e o aluno está sem vestuário ou calçado adequados.
3. O Apadrinhamento
Este processo deverá ser inteiramente anónimo. As crianças serão apadrinhadas pelas famílias de forma totalmente aleatória sendo que para efeitos de proximidade entre a família o seu afilhado se atribua o nome de um cientista, músico ou personalidade histórica.
Por exemplo:
A Família Nunes Cordeiro apadrinha o Copérnico.
4. Obrigações dos Padrinhos
Os padrinhos devem na medida das suas possibilidades colmatar as carências mais imediatas e visíveis do seu afilhado.
Na prática a escola deverá, através da APEEAHC, comunicar as necessidades do seu afilhado e estes por sua vez, e mais uma vez dentro das suas possibilidades, deverão entregar o solicitado à APEEAHC que as encaminhará para a escola entregar ao aluno - afilhado.